sábado, 20 de junho de 2009

Análise às Melhor Actrizes..

...As que saíram com o Globo de Ouro desde 1996, o que descobrimos? Dois importantes factores, sendo que o primeiro é que pela lista das vencedoras está o nome de algumas das mais representativas figuras femininas do nosso cinema dos últimos anos. A ver:

.

1996 -- Maria de Medeiros (Adão e Eva)

1997 -- Inês de Medeiros (Pandora)

1998 -- Ana Zanatti (Porto Santo)

1999 -- Ana Bustorff (Sapatos Pretos) e (Zona J)

2000 -- Ana Bustorff (Inferno)

2001 -- Maria de Medeiros (Capitães de Abril)

2002 -- Rita Blanco (Ganhar a Vida)

2003 -- Alexandra Lencastre (O Delfim)

2004 -- Beatriz Batarda (Quaresma)

2005 -- Beatriz Batarda (A Costa dos Murmúrios) e (Noite Escura)

2006 -- Ana Moreira (Adriana)

2007 -- Isabel Ruth (Vanitas)

2008 -- Soraia Chaves (Call Girl)

2009 -- Sandra Barata Belo (Amália)

.

Aqui podemos ver o nome de Maria de Medeiros, Ana Zanatti, Ana Bustorff, Rita Blanco.. Dos rostos representativos mais recentes como o caso de Beatriz Batarda ou Ana Moreira ou já aos históricos como é o caso de Isabel Ruth. Passam também pelas vencedoras rostos mais mediáticos como o de Alexandra Lencastre ou Soraia Chaves, ou aquelas que ganharam notoriedade graças ao filme que representam como o caso evidente da vencedora deste ano Sandra Barata Belo com o excelente papel no filme Amália, sendo também como é claro justas e merecedoras vencedoras do mesmo.

Tenho as minhas preferências não o nego, e no ano de 2003 o Globo de Ouro deveria ter sido entregue sem qualquer dúvida a Margarida Marinho pelo seu brilhante desempenho no filme Aparelho Voador a Baixa Altitude, se bem que todos sabemos que o poder mediático e o tempo de antena que alguns rostos têm faz com que a atenção (e o voto do público) sejam desviados para aqueles que mais se vêem e estão mais presentes na memória.
Não escondo que o único destes papéis que reune menos as minhas simpatias é exactamente o da Alexandra Lencastre, não por estar nomeada no mesmo ano uma das minhas actrizes preferidas, que referi anteriormente, mas porque honestamente me pareceu dos quatro papéis nomeados (Custódia Callego em Esquece Tudo o que te Disse, Lia Gama em António Um Rapaz de Lisboa e Margarida Marinho em Aparelho Voador a Baixo Altitude) aquele que foi o mais fraco.
Dou uma salva de palmas àquela que me parecia, à partida, o elo mais fraco da interpretação, a Soraia Chaves, até ter visto o filme e ter gostado dele. É na minha opinião ela mesma que domina todo o filme e venceu justamente na sua categoria. Desejo também por um rápido regresso da Ana Bustorff ao cinema em papéis como o que tem em Sapatos Pretos ou no Inferno, e por uma Rita Blanco sempre magnífica.
Como uma nota para o futuro, não seria agradável ver junto a estes nomes o da Suzana Borges ? O da Lourdes Norberto ? O da Simone de Oliveira ? O da Fernanda Serrano ? CLARO, o da Margarida Marinho ? O da São José Lapa ? Fernanda Lapa ? São José Correia ? E porque não apostar em papéis tão bons no cinema como na televisão para a Ana Bola ou para a Maria Rueff ? E por esta net fora... Quais seriam os nomes indicados para esta categoria para os próximos anos ?

Sem comentários:

Enviar um comentário