quinta-feira, 18 de junho de 2009

La Marche de l'Empereur (2005)

Encontrei este A Marcha dos Pinguins através de uma qualquer revista que se vende por aí, e como o preço foi convidativo decidi-me pela sua compra sendo que já havia algum tempo que tinha curiosidade em tomar conhecimento deste filme, se bem que por ser um documentário, também me foi travando o seu visionamento.
Sendo um documentário feito com animais poderia à partida ser um factor que me levasse a ficar algo distante do filme, no entanto conseguiu ter exactamente o efeito oposto. Desde o momento em que se começa a ver o filme, algo nos chama cada vez mais a atenção. Começando pela sua imagem extremamente "limpa" nos tons de azul e branco, misturados com todo o silêncio que se pode imaginar existir no mesmo espaço, para com as descrições que os narradores nos vão oferecendo, aliado a uma banda sonora muito bem conseguida para o filme, são vários os ingredientes que conseguem fazer desta obra algo de diferente e muito interessante.
Tem é um facto um ou dois lugares comuns... Tem a morte... Tem o sacrifício... Mas também tem, especialmente, a vida.. A vontade de sobreviver... A entrega... O amor... A continuidade.
O documentário de Luc Jacquet, vencedor do Oscar de Melhor Documentário em Longa-Metragem quebra a tradicional corrente de documentários históricos, principalmente sobre a Segunda Guerra Mundial que vencem esta categoria, dando assim lugar a um acontecimento do presente, sobre uma espécie animal que está em risco não só pelas adversidades da Natureza como também em risco pelas atrocidades que o Homem provoca para com a Natureza.
Gostei bastante deste documentário e é de minha opinião que é refrescante (que ironia) esta nova abordagem para com questões actuais do nosso Planeta. É sem dúvida um filme a ver e a reter.



8 / 10

Sem comentários:

Enviar um comentário