sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Second Life (2009)

Second Life de Alexandre Cebrian Valente e Miguel Gaudêncio foi um dos primeiros filmes portugueses a estrear este ano. Muito falado e publicitado, imagino os rios de dinheiro que correram para um tão grande "estadão" que foi feito à volta do mesmo, e pergunto eu "para quê?!!!"
O filme é um desastre pegado do início até ao seu demorado final. Demorado considerando que pouco mais de 80 minutos tem é algo já por si notório do desastre que ele é.
Começando pelo início do filme onde estamos aproximadamente dez minutos... sim DEZ... a ver os actores aos pares e os créditos iniciais a relatarem os nomes dos mesmos... Chega o final desses dez minutos e nós não percebemos como é que já passou tanto tempo de filme e ainda estamos nos créditos... Uma idiotice no pior sentido.
A morte... Não direi de quem pois aos corajosos reservo o direito à surpresa (pobres de vocês), mas até esta é absurda. Bom, não tanto a morte mas sim o espectáculo que se lhe segue com TODOS os outros actores À volta da piscina durante os mesmos DEZ minutos a olharem para o corpo e a fazer pose (será que alguém lhes disse que era uma produção da CARAS e não um filme??!!).
A acção em si nada promete... Cenas de homossexualidade que nada mais não são do que um piscar de olho gratuito e mal feito para que o público vá ver duas tipas (que nem boas actrizes são) aos beijos e nuas. A presença de actores que não o são (sim por favor... Fátima Lopes, Luís Figo, Manuela de Sousa Rama e José Carlos Malato por favor NÃO REPITAM).
Uma Lúcia Moniz sub-aproveitada... Um Paulo Pires que já deveria era pensar em fazer filmecos de jeito e não "isto" e sim repito-me... o ar de tortura de dona-de-casa desesperada da Fátima Lopes conservadora e cheia de moral por favor.. não convence nem o meu cão (se o tivesse). Safa (ou talvez não pois o resto é mau demais) a banda-sonora que consegue ter alguns sons interessantes e uma fotografia que consegue também ser convincente.
Finalizando, ainda gostaria de perceber que raio de moda é esta agora de fazer cinema português falado em inglês?! E, se no meio de tudo ainda existisse uma razão, ela desapareceria por completo a partir do momento em que um actor fala em português e o outro responde-lhe em inglês! Totalmente alucinatório e demente! Um espectáculo de horrores aliado a actores que fazem poses! Deprimente!
Second Life é isto... e muito muito mais (de mau) que possa haver no cinema. Um conjunto de idiotices sem nexo, sem conteúdo e que não convence ninguém que tem como única tentativa a desculpa de dizer que se fez "cinema" (que não o é).
Esperemos que a imbecilidade esteja contida e ninguém se lembre no próximo ano de nomear isto a Globos de Ouro pois aí sim seria ainda mais deprimente (como se fosse possível).
Tortuoso... Imbecil... Desnecessário... Ridículo... Eis Second Life!

1 / 10

CinEuphoria Prémios'09 VOTAR AQUI

2 comentários:

  1. Bem, já não és a primeira pessoa a ter uma péssima opinião a respeito deste filme... O que significa que não devo ter perdido nada em não o ter ido ver! LOL

    Realmente, estes pseudo-actores tipo Fátima Lopes, Luís Figo ou Manuela de Sousa Rama... POUPEM-ME! Quando se é bom numa coisa para quê andar a experimentar áreas que não são as nossas?! Sem comentário possível!!

    Abracitos.

    ResponderEliminar
  2. E pior ainda é isto andar a ser vendido como bom cinema... Já é dificil chamar a isto cinema... quanto mais bom...

    ResponderEliminar