quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Eichmann (2007)

Eichmann de Robert Young sobre a prisão do mentor da Solução Final é um notável filme sobre o pós-Segunda Guerra Mundial. Não escondo que este tipo de filmes sempre me interessou pelas suas temáticas ora sobre julgamentos por crimes de guerra ora por relatos de sobrevivência e como tal parto sempre na aventura de ver "mais um". O facto deste ser interpretado pelo Thomas Kretschmann é mais um factor que me leva a ver o filme. Sim é certo que ele deve estar a tornar-se especialista em interpretar papéis de nazi mas o que é certo é que o faz bem.
Começando por aqui, Thomas Kretschmann tem um notável papel como Eichmann num desempenho extremamente contido. Contido no sentido de mostrar com frieza e total indiferença as ideias e a mentalidade do verdadeiro Eichmann onde, por momentos, nos mostra até que ponto a brutalidade destes indivíduos poderia ir (ver com muita atenção o momento do bébé no escritório dele). O seu desempenho está de facto notável e sem falhas a apontar.
A outra interpretação principal deve-se a Troy "Fonda" Garity no papel de Avner Less o seu interrogador durante o cativeiro em Israel anterior à sua morte, num desempenho igualmente digno de registo pela sua qualidade.
Este filme não é um filme de guerra nem iremos assistir a momentos onde presenciamos grandes conflitos bélicos. Assistiremos sim a flashbacks sobre o terror psicológico exercido sobre as vítimas do Holocausto e os confrontos aqui presenciados serão principalmente psicológicos entre Less e Eichmann e políticos devido às exigências e pressões do governo de Israel e dos próprios media que vibraram, como seria de esperar, com a prisão de Eichmann.
Gostei deste filme e recomendo-o como uma boa "lição" de História e só lamento que filmes como este passem quase na sua totalidade à margem do "mercado" cinematográfico e fiquem por isso por apreciar.
Banda-sonora, argumento e cinematografia estão também no seu melhor e não será de esquecer a também importante presença de Franka Potente como a mulher de Less. Queremos qualidade no cinema ? Pois temos aqui um excelente exemplo para visionar.




8 / 10


CinEuphoria Prémios'09 VOTAR AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário