terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Taken (2008)

Busca Implacável de Pierre Morel é um poderoso e intenso thriller dramático que conta com a participação de Liam Neeson no principal papel.
Ao iniciar uma visita pela Europa, a filha de Bryan Mills (Neeson) assiste à sua melhor amiga ser raptada e telefona ao pai a explicar o sucedido. Minutos depois é também ela raptada. Através de um desafio lançado pelo raptor, Bryan inicia uma viagem pela Europa que o lança numa longa travessia pelo tráfico e exploração sexual de mulheres na Europa e claro a cruzar-se com os raptores da filha numa das mais extensas e bem esquematizadas sequências de acção de todo o filme que é de cortar a respiração.
Neeson tem aqui definitivamente um excelente papel após uma carreira algo adormecida desde a primeira metade da década de 90 despertando-o não só para bons filmes de acção como com cargas suficientes de dramatismo.
Os cenários e o ambiente geral do filme não poderiam ser melhores. Somos transportados literalmente a um submundo que não imaginamos existir onde tudo e todos são deploráveis e decadentes. O único interesse é a exploração e através dela obter dinheiro e um prestígio que são apenas escondidos e abafados pelas capas criadas de vidas de luxo e de sociedade.
Temos então aqui um filme coerente e credível, bem estruturado e com um argumento bom o suficiente para nos encostar ao sofá durante umas belas duas horas onde desesperamos com o próprio personagem numa busca que parece não ter fim.
Um aplauso de pé ao brilhante trabalho de Liam Neeson e do realizador Pierre Morel que soube de uma forma estonteante revitalizar este brilhante actor.




"Bryan: I don't know who you are. I don't know what you want. If you are looking for ransom, I can tell you I don't have money. But what I do have are a very particular set of skills; skills I have acquired over a very long career. Skills that make me a nightmare for people like you. If you let my daughter go now, that'll be the end of it. I will not look for you, I will not pursue you. But if you don't, I will look for you, I will find you, and I will kill you."


9 / 10


CinEuphoria Prémios'09 VOTAR AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário