domingo, 4 de abril de 2010

Valiant (2005)

Valiant - Os Bravos do Pombal de Gary Chapman é um filme de animação que se desenrola durante a Segunda Guerra Mundial. Inovador é que aqui os heróis não são figuras animadas de homens mas sim de alguns dos medalhados esquecidos do conflito, ou seja, os animais. Sim, também alguns deles foram medalhados tal como poderão constatar no final do filme.

Tal como o nome dado em Portugal ao filme constata, assistimos a um conjunto de pombos britânicos em acção pelos céus da Europa durante o último grande conflito mundial bem como às suas manobras de treino e de sobrevivência em missão contra os falcões nazis.

Se as próprias sequências de treino já são hilariantes, as de captura não deixam de ser preciosas pérolas de comédia quando... bom... não relatando o que pelo filme se passa mas a primeira captura de um dos pombos e as torturas de que ele é alvo são francamente cómicas (estranho mas é verdade).
Não é um filme muito longo, mas no entanto consegue proporcionar grandes momentos de distracção e é ao mesmo tempo uma pequena lição de História, sobre alguns pequenos e curiosos factores do conflito mundial, além de ser também uma verdadeira lição sobre coragem e amizade, típico nos filmes de animação, em particular dos da Disney.
Com uma história simples e cativante e as animações muito bem conseguidas este filme consegue ser muito bom, apesar de ter passado quase ao lado dos espectadores. Sem dúvida a não perder!

7 / 10

Sem comentários:

Enviar um comentário