sexta-feira, 14 de maio de 2010

Ryan's Daughter (1970)

A Filha de Ryan de David Lean é um filme centrado na época da Primeira Guerra Mundial na Irlanda ainda ocupada pela Grã-Bretanha onde os sentimentos independentistas estavam cada vez mais fortes.

Como actores principais temos aqui Robert Mitchum, Sarah Miles, John Mills Trevor Howard e Christopher Jones. Destas interpretações, duas foram nomeadas a Oscar, a de Sarah Miles e a de John Mills tendo este último ganho o Oscar na categoria de Melhor Actor Secundário.

Rosy (Sarah Miles) é uma mulher grande demais para a pequena aldeia perdida no interior da Irlanda em que vive. A única pessoa que aos seus olhos lhe pode oferecer algo mais, é o professor (Mitchum) pois é o homem mais culto que conhece. A idade poderia à partida ser algo que os separasse mas ela não vê nisso um problema. Casam-se.

Mais tarde, chega à aldeia um novo oficial inglês (Jones) porque Rosy se apaixona de imediato. Um homem mais novo, atraente e que sente também por ela uma enorme atracção.
Se o facto de Rosy já ser uma mulher independente e grande demais para o seu espaço natural, o facto de começar a existir uma forte paixão entre ela e o oficial inglês não a viriam em nada a ajudar. Passou a ser fácil encontrar um motivo para a repudiar.
Partindo destas premissas não será difícil perceber o que virá da restante história. Não quero no entanto dizer que o filme é dispensável, porque não o é. E por vários motivos.
Um dos quais passa por ser uma obra do mestre David Lean que nos entregou filmes como A Ponte Sobre o Rio Kwai ou Lawrence da Arábia entre tantos outros títulos. Só por isso já deve merecer a curiosidade dos espectadores.
Em segundo lugar porque tem um magnífico trabalho de fotografia vencedor de Oscar de Freddie Young que transmite não só a imensidão do mar como também do isolamento da aldeia em que o filme decorre, em tons frios de azuis e cinza que criam na perfeição uma atmosfera tão agreste como o próprio meio humano.
Finalmente pelas próprias interpretações em si este é um filme que vale a pena ser visto. À excepção de Robert Mitchum os outros actores poderão ser, à partida, mais desconhecidos, no entanto o seu trabalho aqui está de facto muito bom. Interpretações contidas mas seguras, dignas representantes do ambiente onde se inserem e está em John Mills uma interpretação forte e reservada como Michael, o único que sempre amou ou admirou Rosy sem nunca obter, até ao final, um sinal do seu respeito.
.
Aqui temos um filme que trata acima de tudo o resto dos comportamentos humanos. Dos inadaptados que nascem no local errado circundados pelas pessoas erradas que mais depressa preferem aniquilar a diferença e aquele que sobressair pela positiva. Depressa tentam eliminar aquele que lhes mostra o que poderiam ter sido e ao qual nunca chegarão.
Temos também um relato sobre a dedicação e sobre a admiração que um indivíduo pode nutrir pelo outro sem nunca esperar nada em troca. A admiração simplesmente porque o outro nos faz recordar, imaginar ou desejar algo de belo e que, por um ou outro motivo, nunca se conseguirá obter.
É um filme sobre a ausência de afectos. Um filme que relata a rudeza e frieza com que as pessoas nascem e têm de lidar diariamente. A rudeza que o espaço onde se encontram as obriga a ter não só para com os outros, mas especialmente para consigo próprias, e é por esse mesmo factor que, quando nasce alguém diferente e maior que o próprio espaço, deve ser automaticamente silenciado e afastado. É um filme que, apesar de ser sobre a ausência dos afectos, também os mostra bem presentes no momento em que alguém os faz despertar e os alimenta pelo bem de ambos.
.
Muito calmo e tranquilo faz-me no entanto recordar um poderoso filme do início deste novo século que se chama Malèna.
Este A Filha de Ryan não será talvez um dos maiores filmes de David Lean, mas é com toda a certeza um filme emblemático sobre a vontade de todos nós de sermos e permanecermos diferentes num mundo que insiste em manter uma ordem igual para todos.



"Father Collins: What are you expecting child? Wings, is it?"


8 / 10

Sem comentários:

Enviar um comentário