terça-feira, 24 de agosto de 2010

Missing in America (2005)

Desaparecido na América de Gabrielle Savage Dockterman reune Danny Glover, David Strathairn com Ron Pearlman, Linda Hamilton e uma estreante Zoë Weizenbaum num simpático papel.
A história gira em torno de um ex-combatente do Vietname que vive isolado numa montanha como forma de não ter qualquer tipo de laço ou ligação com o mundo exterior até ao dia em que é encontrado por um seu parceiro dos tempos de guerra que lhe pede para tomar conta da sua filha visto estar com uma doença terminal.
Pelo meio descobrimos que Jake (Glover) tem também uma missão de auxiliar outros ex-combatentes que, tal como ele, se refugiaram naquela montanha para abandonar toda uma vida em sociedade. Tal como ele desistentes daquilo que o mundo tem, ou teria, para lhes oferecer.
É com um deles que toda a sua vida irá transformar-se. Aquilo que de início começa por ser uma relação de animosidade e de algum desconforto, rapidamente se transforma numa relação amigável quase de entre pai e filha até ao dia em que a tragédia se abate sobre ambos.
Este filme que durante a sua primeira metade consegue ser algo aborrecido e repetitivo cheio de lugares comuns que em nada beneficiam a sua narrativa consegue, no entanto, transformar-se num filme comovente e emocionante na sua segunda metade onde, apesar de alguns clichés esperados e repetitivos já vistos noutros filmes do género.
As interpretações dos actores conseguem ser mais convincentes e dramáticas deixando aquela necessidade quase excessiva de as ir descrevendo a par e passo do decorrer do filme. Este final algo (in)esperado consegue ser o ponto mais alto desta película sendo que, no entanto, consegue também ser o mais emocionante e reconciliador de nós enquanto espectadores com o mesmo.
Dono de um banda-sonora emotiva e bem conseguida da autoria do compositor Sheldon Mirowitz este filme apenas peca como já referi, por alguma previsibilidade da sua narrativa e pela primeira metade do mesmo que não ata nem desata sendo que, de uma forma global, consegue ser um filme interessante e apelativo.

"Jake: You can't miss something if you never had it to begin with."

7 / 10

Sem comentários:

Enviar um comentário