quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ferris Bueller's Day Off (1986)

.
O Rei dos Gazeteiros de John Hughes foi um dos grandes sucessos do cinema teen dos anos 80 e que ainda hoje é um marco incontornável no mesmo na medida em que gerou um imenso círculo de fãs que, basicamente, o veneram.
Este filme serviu igualmente como uma rampa de lançamento para o seu actor principal que é, de longe, o grande e único motor do próprio filme. Falo claro de Matthew Broderick que aqui foi nomeado a um Globo de Ouro de Melhor Actor Comédia e que desde então não conseguiu, e provavelmente não conseguirá, semelhante papel que o coloque no "topo".
Neste filme acompanhamos um dia na vida de Ferris Bueller (Broderick), aquilo que em bom português chamamos de "chico-esperto" que, tal como o título do filme indica, é um profissional a faltar às aulas e que aqui decide ter a sua última grande gazeta que servirá quase como um grande desfecho a este perído da sua vida estudantil.
A acompanhá-lo na sua "folga" temos o seu melhor amigo Cameron (Alan Ruck) e a sua namorada Sloane (Mia Sara) ao mesmo tempo que Ed Rooney (Jeffrey Jones) o director da escola o tenta caçar e mostrá-lo como um exemplo do que não deve ser feito, e Jeanie (Jennifer Grey) a irmã que está farta de o ver escapar a todas as trapaças que faz aos seus pais.
Conseguirá Ferris escapar a tudo isto sem ser descoberto? Irá ele ter sucesso em celebrar a sua última e grande gazeta à escola? Estas são as perguntas que quem ainda não viu este filme (como será isso possível?!!) terá de responder depois de o ver...
E que temos então aqui? Temos um de muitos dos filmes que foram feitos por John Hughes sobre as vidas dos adolescentes que estão prestes a entrar na sua idade adulta e que, como tal, vivem todo o tipo de dramas quer existenciais quer sobre o que irão fazer no dia seguinte para dar continuidade às suas vidas.
Também este filme reflete sobre a ausência da família, ou pelo menos a presença de uma família disfuncional onde a materialidade e a valorização de objectos e de promoções são, na teoria, mais importantes do que a estabilidade emocional e afectiva entre o seio familiar. Temos isto muito presente na personagem de Alan Ruck que com o seu "Cameron" retrata na perfeição um adolescente que sente acima de tudo a falta de um pai que o estime.
Vários são os segmentos que neste filme atingem o delírio da comédia... Temos isso presente na parada germano-alemã que é "assaltada" por Ferris, a ida ao restaurante de luxo onde são quebradas quaisquer tipo de convenções ou mesmo os engenhos que a personagem principal encontra para poder fazer crer a tudo e todos que realmente se encontra em casa doente enquanto está a disfrutar os prazeres de uma vida sem preocupações em plena cidade.
Por sua vez também temos os momentos mais tensos e dramáticos, quase todos passados com Cameron em que percebemos claramente que temos ali um adolescente em pânico com aquilo que será o seu "dia seguinte". Assombroso o momento em que, no museu, olha para um quadro e em que percebemos que tal como no que lá está representado, também ele está num local perfeito mas com uma enorme vontade de gritar e de se libertar. Ele anseia pela liberdade. Tanto sua fisicamente como principalmente do seu espírito que vive atormentado e com medo.
Talvez como ninguém até à data, John Hughes conseguiu transpôr ao cinema os anseios, medos, frustrações, os amores, os sonhos e as vontades de toda uma geração que anseava em absoluto pelo futuro e pelo que ele poderia trazer de bom.
Talvez por isso mesmo os seus filmes sejam hoje em dia objectos de culto e com legiões imensas de fãs que vivem e respiram os seus filmes mesmo hoje, passados mais de vinte anos sobre aqueles que foram as suas obras mais emblemáticas.
Talvez por eles representarem aquilo que, basicamente, está na essência de cada um de nós... a vontade de liberdade... de poder sonhar... e principalmente de não perdermos aquilo que nos faz esperar pelo dia de amanhã... a esperança.
.
.
"Ferris Bueller: Life goes by pretty fast. If you don't stop and look around once in a while... you could miss it."
.
8 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário