terça-feira, 22 de março de 2011

Devil (2010)

.
O Demónio de John Erick Dowdle que conta com Chris Messina no principal papel, dando-lhe uma vez mais destaque nesta crescente carreira, é um filme de suspense com contornos sobrenaturais que, não sendo uma especialidade do género e contendo muitos lugares comuns, não deixa de ser interessante e bem feito.
Depois de um suicídio, que antecipa a chegada do "dito cujo" à Terra, cinco pessoas vêem-se presas num elevador de um arranha-céus. Aí um a um começa a aparecer morto sem que os outros percebam que é o assassino. Estas mortes são igualmente "testemunhadas" por Bowden (Messina), um detective descrente em tudo e todos após o acidente de automóvel que vitimou a sua mulher e o seu filho sem que nunca se tivesse conseguido encontrar o culpado. Até agora...
O filme está, como disse, com alguns bons momentos de suspense sem que, no entanto, eles sejam levados até ao ponto onde poderiam ser perfeitos. Temos uma ou outra situação mais bem conseguida mas que é repentinamente parada para não assistirmos realmente ao que acontece. Facto este que "corta" muito contra nosso gosto os verdadeiros momentos de tensão que poderiam ser alcançados.
Retirando alguma sensação de claustrofobia alcançada com o filme especialmente por ser quase na íntegra passado dentro de um elevador onde ocorrem misteriosos assassinatos, ele sobrevive essencialmente à custa de alguns clichés já muito esbatidos noutros filmes que se centram exclusivamente na redenção do Homem em tempos de crise e na admissão dos seus pecados. Facto este que salvará o último mártir (que não o foi em tempos) das mãos e da condenção eterna do Diabo.
Diabo este que, se prestarmos atenção, conseguimos muito facilmente identificar quem é nos primeiros momentos do filme. Acaba por se tornar óbvio demais. Mas ainda assim, quando ele finalmente se revela, consegue ser um bocado intimidante.
Vale a pena ver pois para a sua curta duração e acção limitada no espaço consegue ser um filme interessante e bem conseguido. Não é no entanto inovador em nenhum aspecto limitando-se apenas a sobreviver daquilo que já vimos em tantos outros filmes do género.
.
.
6 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário