sábado, 26 de março de 2011

O Deserto de Dante (2010)

.
.
O Deserto de Dante de Chico Alice Peres, também autor do argumento em parceria com Luís Zhang é uma excelente história sobre uma criança que se refugia num mundo imaginário para esquecer os maus tratos que sofre em casa por parte da mãe.
Os adultos que rodeiam a sua limitada existência entram no seu imaginário de uma forma que assustaria qualquer um. Todos... menos um. O seu subconsciente refugia-se num cavaleiro e em Dante, o cavalo que a transporta para um deserto imaginário onde se encontra em segurança porque os seus sonhos, esses... levam-na para um imaginário sombrio e assustador tão ou mais medonho que a realidade vivida com a sua mãe.
Boas interpretações numa história coerente, assustadora e infelizmente mais real do que aquilo que muitos de nós teimam em pensar esta curta é ainda abrilhantada com a fotografia sombria e de tons fortes e escuras da autoria de Marco Marques e a banda-sonora com uns toques suaves mas suficientemente marcantes compõem o ambiente tenso e algo desesperante que se espera.
Muito boa curta e altamente recomendada para os apreciadores de um tipo de cinema mais pesado que pelos vistos rende e bem em qualidade no panorama português.
.
8 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário