domingo, 30 de outubro de 2011

Desassossego (2010)

.
Desassossego de Lorenzo Degl'Innocenti é uma curta-metragem de animação que esteve em competição na edição deste ano do MOTELx e do Córtex em Sintra.
Esta curta transporta-nos para uma loja de produtos alimentares onde o seu funcionário é sistematicamente incomodado por todo o tipo de clientes com caprichos que ele já não consegue suportar. Não consegue especialmente porque o seu sonho de construir mobiliário é vezes e vezes sem conta interrompido por esses mesmos clientes.
Mas um dia... tudo muda...
Não posso deixar de referir o humor, algo negro, com que esta curta-metragem me surpreendeu. A mim e a todos aqueles que a visionaram na edição do Córtex onde a vi pela primeira vez. Os vários momentos em que aquele homem é selvaticamente perturbado deixariam qualquer um de nós em desespero... mas o que é certo é que também não deixamos de rir com os comportamentos "alternativos" que aquela clientela tem.
Muito boa animação, não só pela qualidade das próprias personagens que denotam claramente ter uma personalidade própria, como também pelo excelente argumento que não deixa ninguém indiferente.
Esta curta prova que se há tanta coisa em crise, uma delas não será certamente a criatividade do cinema português.
.
.
8 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário