quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Mind the Strip (2011)

.
Mind the Strip de Arnau Llaberia e Cristina Valentí é um documentário em curta-metragem que nos conta a história de um estudante da Faixa de Gaza que ruma a Espanha para frequentar o seu Mestrado em Estudos da Paz.
Neste curto documentário, que tinha o potencial perfeito para poder ser uma longa-metragem e explorar muitos mais aspectos sobre a vida deste jovem estudante, temos uma passagem muito breve através de imagens, pela vida da população na Palestina em comparação com aquela que ele pode ter em Espanha, ao mesmo tempo que o acompanhamos através dos seus pensamentos quando é um recém chegado ao país de nuestros hermanos.
Gostei de ver este documentário principalmente por ser feito em "primeira voz". Uma voz que normalmente não estamos habituados a ouvir e, ter assim algo semelhante a uma "segunda opinião", diferente do tradicional lado israelita sobre o eterno conflito no Médio Oriente.
Outro aspecto bem positivo é o poder ver que quando bem aplicadas as novas tecnologias poderem ser um veículo de transmissão de informação eficaz e muito competente, e no que diz respeito aos Direitos Humanos, assumindo eles qualquer forma tal como aqui o Direito à Educação, serem os perfeitos motores para alcançarem grandes grupos populacionais a terem, sobre eles, conhecimento.
O ponto fraco deste documentário, se é que assim lhe podemos chamar, é o facto de não ter uma maior duração e como tal não poder melhor explorar determinados aspectos que seriam fundamentais para uma ainda melhor compreensão.
.
.
7 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário