sábado, 31 de março de 2012

Maddie, A Verdade da Mentira (2008)

.
Maddie, A Verdade da Mentira de Carlos Coelho da Silva é um documentário baseado na obra do antigo inspector da Polícia Judiciária Gonçalo Amaral que investigou o estranho desaparecimento da criança inglesa no Algarve em 2007.
Este documentário de aproximadamente cinquenta minutos consegue dar-nos algumas respostas e esclarecimentos sobre o assunto mais mediático dos últimos anos no nosso país ao ponto de levantar até algum desfecho sobre o que de facto aconteceu naquela noite.
Através de algumas entrevistas e imagens da imprensa da altura suportadas por uma reconstituição dramatizada dos acontecimentos percebemos claramente a existência de vários aspectos que não foram, à altura, debatidos ou divulgados.
No entanto, e enquanto um documentário, deveria ser mais consistente e fiel nesta mesma reconstituição não se limitando assim apenas a umas poucas e repetidas imagens para explicar todos os acontecimentos, e é aqui que falha um pouco.
Ainda assim e meramente como uma peça explicativa do livro que fora removido das bancas e que dá através da imagem um fiel retrato do descrito no mesmo, este documentário consegue cumprir aquilo a que se propõe e dar um olhar sobre os acontecimentos daquela trágica noite. Não é uma obra que ficará na memória do seu público como algo de extrema qualidade limitando-se apenas a ser mais um alvo de curiosidade devido ao tema que aborda.
.
5 / 10
.

2 comentários:

  1. Isto diz alguém que claramente não leu o processo (disponível aqui http://joana-morais.blogspot.com/ ou aqui http://themaddiecasefiles.com/ ), este documentário é a mais fiel reprodução áudio-visual do que foi a investigação do chamado Caso Maddie, até ao afastamento do inspector da PJ Gonçalo Amaral.

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo (uma pena que quem fala mal não se identifique), como pelos vistos não deve ter percebido, mas cá estou eu para explicar sempre com muito gosto, este é um blog de cinema. Deverá reparar que não há cá nenhum comentário que diga respeito a processos judiciais ou de qualquer outra natureza pois, mais uma vez repito, este blog é sobre produções de cinema. Como tal, apenas e só a partir desse ponto de vista, é que os comentários aos diversos filmes são efectuados :)
    Aconselho-o vivamente a ler os estatutos do blog para perceber no que se baseia o mesmo pois claramente não percebe.

    ResponderEliminar