quinta-feira, 5 de abril de 2012

O Tenente (2010)

.
O Tenente de Rafael A. Martins é uma curta-metragem de ficção portuguesa que nos remete para os conturbados tempos da queda da Monarquia e implantação da República.
É neste contexto que Pedro Mello (Adriano Carvalho) fervoroso defensor da Monarquia decide eliminar o mais provável Presidente da República, o psiquiatra Miguel Bombarda (Rui Mendes), assumindo a identidade de outro homem que era seu paciente.
Aquilo que Pedro não esperava é que fosse pagar pelo seu crime para o resto da sua vida com uma igualmente cruel sentença.
Ainda com as participações de Pedro Efe, Alexandre Ferreira, Rui Luís Brás e João Perry, esta é a típica curta-metragem portuguesa que merecia ser longa devido ao potencial da sua história e do contexto social e político que retrata e que, infelizmente, ainda está pouco explorado pela nossa produção cinematográfica.
Interessante nos aspectos técnicos, principalmente no guarda-roupa de época, a curta só "peca" realmente pela sua escassa duração. Todo o ambiente criado dá-nos vontade de ver e ter muito mais do que aquilo que nos é apresentado.
.
.
7 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário