domingo, 25 de março de 2012

Passo em Falso (2008)

Passo em Falso de António Borges Correia foi um dos primeiros telefilmes que a TVI emitiu no já ido ano de 2008 e que tem como actores principais Daniela Ruah, Pedro Lamares e João Grosso.
Rita (Ruah) é uma jovem bailarina que sonha ir para Londres e lá alcançar a tão desejada carreira. Ainda em Portugal cruza-se com Pedro (Lamares) que desenvolve por ela uma estranha obsessão e com quem quer estar em todos os momentos e partilhar todos os acontecimentos ao mesmo tempo que aumenta um igualmente estranho e doentio ciúme por cada gesto que Rita tem para com os seus amigos ou para com o seu pai.
Até onde irá este ciúme e este sentimento de posse que Pedro desenvolve por Rita ao ponto de a prender e isolar do mundo? Que consequências os esperam no futuro e até onde pode ir esta estranha obsessão?
Apesar de alguma reserva no argumento que acaba por inibir o correcto desenvolvimento das suas personagens, este conseguiu ser um dos filmes mais bem conseguidos e elaborados desta temporada inicial de telefilmes que a TVI produziu. Despois deste a sua grande maioria acabou por tornar-se num conjunto de contos telenoveleiros que colocou os seus brilhantes actores em interpretações menores e sem grande conteúdo ou hipótese de "crescimento".
No entanto destaco a participação dos dois actores principais que dão o seu melhor mesmo numa interpretação que não lhes permite o seu correcto desenvolvimento. Em primeiro lugar a extraordinária Daniela Ruah que aqui dá uns primeiros passos no formato (tele)cinematográfico e que já não espanta ninguém com a agradabilidade que causa com a sua presença, e finalmente Pedro Lamares que encarna muito bem a sua personagem obsessiva e doentia de ciúme por uma mulher que pretende, a todo o custo, controlar e dominar.
O único senão deste telefilme é que acaba por abrir o apetite para os que se lhe seguiram mas que não conseguiram saciar ninguém pois caíram como se de um abismo se tratasse. Interessante sem ser grande.
.
6 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário