domingo, 9 de setembro de 2012

Apollo 18 (2011)

.
Apollo 18 de Gonzalo López-Gallego é um interessante filme de suspense que centra a sua história na viagem falhada da Apollo 18 à Lua, tendo como base as gravações efectuadas nessa viage e que são, anos mais tarde, encontradas e investigadas.
Para esta expedição foram seleccionados os melhores elementos a trabalhar para a NASA naquela que seria uma missão tida como secreta. Nem o público nem os próprios astronautas sabiam àquilo que realmente iam, exceptuando saber que iam numa missão de informação e recolha de amostras para futuras análises.
Ben Anderson (Warren Christie), Nate Walker (Lloyd Owen) e John Grey (Ryan Robbins) são assim enviados numa missão que àparte de ser secreta, nem mesmo a elas havia sido convenientemente explicada. Depois de um deles ficar na órbita da Lua e os outros dois descerem ao planeta e recolherem amostras das rochas que lá se encontram, e encontram uma cápsula soviética abandonada com sinais de luta e morte, Ben começa a ter alguns comportamentos estranhos e evidenciar claros sinais de uma qualquer infecção desconhecida.
Será que existe por ali mais alguém que se esconde num planeta ainda por explorar ou existirá alguma forma de vida até então desconhecida que é tão hóstil ao ponto de nunca mais se ter voltado àquele planeta.
Com uma base "found-footage" no qual se baseia essencialmente todo o filme, o suspense nunca atinge o seu pleno pois muitos dos segmentos que poderiam contribuir para o aumentar progressivo do suspense acaba por ser "cortado" tendo como justificação os danos causados no material recuperado. Assim, se por um lado temos um escalar de curiosidade sobre aquilo que poderá "realmente" ter acontecido nesta secreta e enigmática viagem à Lua, por outro lado também é justo dizer que muitas das questões que pretendemos ver esclarecidos com o desenrolar da história nunca o chegam a ser pois temos apenas um vislumbre sobre "algo" que aconteceu atingindo o seu ponto mais alto nas supostas teorias da conspiração que são levantadas mas, menos essas, acabam só por ser tocadas levemente e pouco conclusivas, remetendo para o espectador toda e qualquer conclusão que se pretenda retirar, bem como no trágico, e falso, destino de tão destroçada equipa de astronautas.
As intenções deste filme são boas, especialmente para o género que normalmente nos nos tráz filmes muito originais mas que aqui consegue tocar numa questão interessante... o porquê de nunca mais nenhuma missão ter regressado à Lua, e no questionar também qual o destino dado às pedras que lá foram recolhidas para investigação.
No entanto é também certo que um filme não pode apenas viver das boas intenções criadas pelo seu argumento, mas também na concretização de algumas ideias que levanta não deixando tudo apenas à consideração do espectador que, como será de esperar, cria a sua própria teoria da conspiração e deduz de imediato aquilo que quer. O potencial existe e poderia ter sido melhor explorado, ou pelo menos concretizado no seu final, e mostrar um desfecho mais conclusivo que respondesse a algumas questões. Não sendo este o tipo de filme que permite uma continuação, pelo menos não uma que fosse de igual qualidade, seria esperado um desfecho mais convincente mesmo que mantivesse todas as teorias da conspiração que lhe são permitidas.
É interessante nas teorias que cria, nos enigmas e mistérios que nos permite criar, mas já não tanto na suposta ideia de vida na Lua que não consegue ser convincente. Não que esperasse homenzinhos verdes (afinal não estamos em Marte), nem tão pouco corpos pálidos e esguios (não sei porquê mas é esta a ideia que recorrentemente me surge sobre a vida na Lua) mas, ao mesmo tempos, a suposta vida que lá existe e que aqui nos é apresentada também não consegue ser suficientemente convincente, tornando-se até pouco válida e pouco explorada para me fazer crer enquanto espectador que "ok... foi bem pensado". Ou melhor... bem pensado até está, mas apenas pela conclusão que já bem perto do final é dada. Não existisse, e ficaríamos com um ligeiro amargo de boca pois queríamos mais.
É interessante e melhor explorado e desenvolvido na acção e no argumento, teria dado um muito melhor filme de suspense que ficaria certamente na memória pela sua originalidade e concretização. Assim, temos apenas mais um filme com boas intenções que, no entanto, não as conseguiu explorar na medida do desejado.
Entretém e cria alguns momentos mais tensos e claustrofóbicos (nada melhor do que um espaço aberto de onde não podemos sair), mas que ainda assim não atinge o seu pleno.
.
.
6 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário