sábado, 22 de setembro de 2012

Hybrid (2012)

.
Hybrid de Ruben Jesus é uma curta-metragem portuguesa de ficção científica que peca por ser tão curta. O argumento, também da autoria de Ruben Jesus, transporta-nos para um momento onde a presença extra-terreste é uma certeza na Terra.
Acompanhamos um rapaz que parece estar fugido destes mesmos invasores que o procuram incansavelmente pelas suas características que escondem poderes muito úteis para um eventual domínio do planeta.
Em primeiro lugar o que mais me surpreendeu neste trabalho foram, apesar de escassos, os seus muito bem executados e enquadrados efeitos especiais visuais que são, para um filme português pouco habitual, uma novidade pela positiva. E o mesmo poderei dizer da fotografia que com uma claridade não trabalhada (julgo) dá um certo aspecto do filme se desenrolar num qualquer outro planeta.
Menos positivo, mas apenas pelo enquadramento, está a inserção do flashback que deveria ser visto logo de início e não durante o desenrolar da acção, para assim ter um melhor enquadramento dando também uma maior fluência ao filme.
Interessante e bem executado é apenas pena que não tenha tido maior duração para um mais completo desenvolvimento não só da história como principalmente da sua personagem principal, também ela interpretada pelo próprio realizador.
.
.
6 / 10
.

2 comentários:

  1. Discordo com um ponto da análise. O enquadramento do flashback esteve muito bem conseguido e deu muito mais tensão a toda a curta. Aliás, para quê por um flashback no início? Assim fica extra-confuso, não se conhece nada.
    Acho a curta metragem do Ruben um excelente trabalho de cinematografia, com efeitos visuais ao rubro e interpretações bastante credíveis. Já acompanho o seu trabalho há algum tempo e acho que é um jovem que promete. Na minha opinião merecia uma classificação um pouco mais alta em comparação com outras aqui no blog.

    Cumprimentos,
    André

    ResponderEliminar
  2. Em relação ao flashback, continuo a discordar dessa opinião. A tensão que se quer naquele exacto momento é imediatamnte interrompido com a presença de um flashback... e ainda por cima tão longo. Quebra o momento.

    Quanto à pontuação dada a esta curta, ela é (tal como todas as outras) apenas e só dada ao filme em questão... nunca em comparação com outros trabalhos.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar