terça-feira, 6 de novembro de 2012

Shmor Alai (2010)

.
.
Shmor Alai de Mysh é uma interessante e muito original curta-metragem israelita que preza por um argumento, também da autoria de Mysh, fora do normal e que poderá ele próprio ter uma interessante mensagem política.
Eitan (Guy Kapulnik) é um soldado israelita que para muito do seu orgulho fora recentemente integrado num esquadrão de elite. Para festejar e descomprimir do pesado treino de que foi alvo, é levado por dois companheiros para festejar na noite de Tel-Aviv.
É quando se encontra num bar e cruza olhares com Shahar (Davidi Hoffman), um distribuidor de panfletos sobre festas e eventos que o seu "treino" será finalmente posto em prática para o espanto de todos.
Não quero avançar nada sobre o que será o desfecho desta imaginativa curta-metragem mas, no entanto, é impossível não referir o quão juntos caminham o seu argumento com uma mensagem que acaba por ser mais política do que simplesmente uma (in)feliz coincidência. Basta pensarmos no que se passa quase diariamente naquele recanto do globo terrestre para entendermos a mensagem que se pretende passar com os trágicos acontecimentos que decorrem na curta e, de certa forma, ao que se pretende equiparar os próprios soldados israelitas.
Interessantes interpretações de Kapulnik e Hoffman como também dos actores secundários que infelizmente não têm um maior desenvolvimento (afinal é de uma curta-metragem que falamos), mas também interessante é toda a atmosfera criada à volta de uma ideia que é dada a conhecer mas que se desfaz de imediato quando vemos em que realmente consiste a tal "saída à noite" mas que, por sua vez, acaba também por justificá-la.
Temos em última análise uma curta que funciona bem no estilo terror, apesar de inicialmente parecer que não passa de mais uma curta homossexual que preenche o youtube e que tanto se tem recebido por aqui para comentar mas, na prática, acaba por ser um trabalho que vai para além daquilo que podemos esperar e, como tal, um que não se deve perder.
.
7 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário