sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2013: participação portuguesa

.
Com início hoje e até ao próximo dia 31 de Outubro, acontece em São Paulo no Brasil a Mostra Internacional de Cinema. Durante aproximadamente duas semanas, serão exibidas mais de 300 obras de variados países em cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela cidade. A selecção deste ano é uma interessante mostra de cinema contemporâneo mundial não esquecendo algumas das mais emblemáticas obras do passado.
A 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é composta por cinco seções: a Competição Novos Diretores, onde são exibidos títulos de realizadores que tenham no máxumo duas longas-metragens (os mais bem votados pelo público serão vistos pelo Júri Internacional, que escolhe posteriormente os que vão receber o Troféu Bandeira Paulista), a Perspectiva Internacional, que apresenta um panorama do recente cinema mundial, a secção Retrospectivas, com obras representativas de diferentes realizadores, Apresentações Especiais, com exibição de clássicos ou de filmes de realizadores serão homenageados pela Mostra, e finalmente a Mostra Brasil, com obras brasileiras inéditas na cidade de São Paulo.
Entre as variadas secções está um conjunto significativo de obras portuguesas, ou feitas de regime de co-produção onde se destacam obras de diversos realizadores nomeadamente Edgar Pêra, Joaquim Pinto, Rodrigo Areias, Pedro Costa, Margarida Gil, Miguel Gomes ou Manoel de Oliveira, bem como um filme recentemente nomeado para os Sophia da Academia Portuguesa de Cinema. E são eles:
.
3x3D, de Edgar Pêra, Jean-Luc Godard e Peter Greenway
1960, de Rodrigo Areias
8816 Versos, de Sofia Marques
Ao Lobo da Madragoa, de Pedro Bastos
Até Ver a Luz, de Basil da Cunha
Bobô, de Inês Oliveira
La Cage Dorée, de Ruben Alves
Centro Histórico, de Pedro Costa, Manoel de Oliveira, Aki Kaurismäki e Victor Erice
Double Play: James Benning e Richard Linklater, de Gabe Klinger
E Agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto
O Facínora, de Paulo Abreu
O Fantasma do Novais, de Margarida Gil
O Grande Kilapy, de Zezé Gamboa
Les Grandes Ondes, de Lionel Baier
A Mesa Ferida, de Marcos Barbosa
Redemption, de Miguel Gomes
Zwazo, de Gabriel Abrantes
.

Sem comentários:

Enviar um comentário