quinta-feira, 3 de abril de 2014

O Ônibus (2013)

.
O Ônibus de Alcemir Vieira é uma curta-metragem brasileira apresentada na secção competitiva da quinta edição do FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa que está a decorrer até ao próximo dia 9 de Abril no Cinema São Jorge, em Lisboa.
Quando Fernanda (Carolina Godinho) se dirige para a paragem de autocarro encontra Carlos (Bruno Zênith) que a informa que também o espera no meio de uma greve.
Decidida em continuar marcha, Fernanda resolve ir a pé até chegar ao seu destino e, acompanhada por Carlos, percorrem as ruas do Rio de Janeiro numa noite onde a viagem lhes serve de caminho para travarem uma nova amizade bem como confessarem as suas vidas solitárias. E quando tu parece ser um encontro de ocasião, o imprevisto acontece.
O Ônibus é, além de uma história sobre as relações perdidas no decurso da vida, uma reflexão sobre a forma como as pessoas se conhecem, se unem e, em última análise, sobre a forma como encontram elementos comuns que as fazem aproximar-se. Tendo como pano de fundo vários locais da cidade do Rio de Janeiro, esta curta-metragem cujo argumento é também da autoria de Alcemir Vieira, transporta-nos para a inevitabilidade dos acontecimentos que determinam de forma irreparável o nosso futuro obrigando-nos a encontrar meios de lidar e abraçar as oportunidades que nos são colocadas.
Apesar de alguma instabilidade inicial no par protagonista, Carolina Godinho e Bruno Zênith partem de um momento em que aparentam não ter nada em comum para além da sua solidão e inadaptação, para no decorrer da trama revelarem ter mais para partilhar fazendo da forma como sabemos que ainda se voltarão a encontrar indício de que a sua história ainda não terminou.
.

.
7 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário