domingo, 6 de julho de 2014

Game (2013)

.
Game de Josh MacDonald é uma curta-metragem canadiana de terror que acompanha a fuga de uma mulher (Andrea Lee Norwood) das garras de três violentos predadores, Prior (Pasha Ebrahimi), Gabe (Glen Matthews) e Jubal (Michael McPhee), que a perseguem através de um local remoto e onde a escapatória parece impossível.
No entanto, é quanto tudo parece perdido que o destino daquela mulher revela uma improvável salvação colocando então os três homens no banco das vítimas.
É graças a um engenhoso argumento, também ele da autoria de MacDonald, que Game revela ser a reinvenção do filme clássico do género onde a suposta vítima irá dar provas de que afinal não precisa de tanta ajuda... O que precisa mesmo é estar no seu ambiente dito natural para se transformar na vingadora ideal para exterminar todos aqueles que a afrontam. É então que no exacto momento da sua revelação que todos nós espectadores deixamos de ter empatia para com aquela personagem e sim dar-lhe razão na sua demanda... ainda que ela atinja por momentos alguns segmentos de comédia que tecem a devida homenagem aos referidos clássicos.
Numa oscilação perfeita entre drama, suspense e comédia, Game assume-se como uma interessante referência ao cinema de género que teve o seu expoente máximo em obras como The Texas Chainsaw Massacre, The Howling ou Halloween (aos quais tece uma homenagem) e apesar de estarmos perante uma curta-metragem perguntamo-nos se não gostaríamos de ver toda a captura e consequente tortura de que aquela jovem foi alvo. (In)conscientemente sabemos que estaríamos perante um intenso e muito bem planeado filme que se tornaria, também ele, numa referência moderna do género.
Impossível falar de Game sem fazer uma justa referência à magnífica caracterização de Marc Deveault e Lindsay Thorne que transformam literalmente as personagens em verdadeiras aberrações que metem medo não tanto pelo que fazem, ao qual na prática nunca chegamos a assistir, mas sim pela sua simples existência.
.
.
8 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário