terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Bodas de Papel (2014)

.
Bodas de Papel de Francisco Antunez é uma curta-metragem portuguesa de ficção que esteve presente na competição de Melhor Curta-Metragem Portuguesa de Terror da última edição do MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa e que esteve recentemente em competição no Shortcutz Xpress Viseu.
Paulo (Tomás Alves) e Helena (Joana de Verona) chegam à casa dos pais desta onde se preparam para passar um fim-de-semana romântico num ambiente calmo e descontraído.
Aos poucos sentimos o ambiente tenso, algo desconfortante e percebemos que aquele casal não será assim tão pefeito quanto aparenta, e quando Helena descobre Paulo a colocar-lhe algo na bebida confirmamos que as nossas suspeitas têm algum fundamento... ou talvez não!
O argumento da autoria de Nuno Cruz coloca-nos perante dois interessantes factores sendo o primeiro deles a constante impressão de que algo não é tão idílico como aquilo que inicialmente presenciamos. Aos poucos - e quase inadvertidamente - aquela casa aparentemente perfeita denota uma estranha vida que lhe confere um aspecto cada vez mais restrito e de enclausuramento. As suas paredes ganham, graças à direcção de fotografia de Pedro Ferreira, uma dimensão cada vez menor e aos poucos sentimos estar a viver numa espécie de prisão não assumida.
O segundo desses factores prende-se com o duplo sentido que aparentam ter todos os actos e acções deixando dessa forma o espectador numa constante incerteza que apenas é esclarecida com o surpreendente final. Tanto "Paulo" como "Helena" - que são à primeira impressão o casal perfeito, apaixonado e dedicado - transformam-se em dois anónimos transgressores que isoladamente assustam pela imprevisibilidade e duplo sentido dos seus actos fomentando a incerteza e a paranóia que aos poucos se instala não só no seio daquela casa como para o próprio espectador que se perde pelos inuendos do argumento e dos propósitos destas personagens.
Interessante para o género e com dois sólidos desempenhos de Alves e Verona, Bodas de Papel deixa um gosto para que os caminhos dentro daquela casa fossem mais turtuosos e que os seus limites - ou falta deles - pudessem ter sido mais desenvolvidos compreendendo no entanto que, falamos de uma curta-metragem que cumpriu o seu objectivo.
.
8 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário