quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Il Suo Nome (2015)

.
Il Suo Nome de Pedro Lino é um documentário em formato de curta-metragem presente na Selecção Oficial - Em Competição da XXIIª edição dos Caminhos do Cinema Português que decorre até ao próximo sábado dia 26 de Novembro, em Coimbra.
Gesuino é um homem de 88 anos que dedicou toda a sua vida à pastorícia. Sózinho e solitário, nunca formou família e nunca teve filhos. A sua família desaparece lentamente e ele, isolado, recorda um passado distante.
Este simpático e por vezes até terno documentário de Pedro Lino é a reflexão de uma viagem pelo passado de um homem, as suas recordações e um nome.... aquele que já não recordando... ainda o marca. As épocas festivas passam, os Natais são celebrados como todos os demais onde a comida e o descanso fazem parte do dia mas... sempre numa solidão profunda apenas com a companhia de alguns animais que ainda mantém.
Este estudo sobre a solidão - ainda que voluntária - é, no entanto, a óbvia conclusão de uma vida que não respondeu ao seu propósito máximo... É o isolamento voluntário após um desgosto amoroso do passado provocado pela influências de uma família ultra-conservadora que via na espontaneidade dos outros uma "modernidade" potencialmente pecadora.
Como todas as histórias, também esta - real -, tem os seus momentos alegres, reveladores, que testemunham - até certo ponto - a vida de um indivíduo que se recolheu na distância da sociedade para experimentar uma vida diferente... Alguém que voluntariamente se afastou pelo desgosto de um coração partido e que encontra conforto - se é que algum... - nos animais aos quais dedicou toda a sua vida.
Terno quanto baste e um verdadeiro testemunho sobre a existência, Il Suo Nome é o mais recente trabalho deste realizador que denota uma invulgar humanidade resultado de um afastamento do mundo e que, ainda assim, consegue também reflectir sobre a memória e a sua perda, factores elementares da mesma.
.
7 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário