domingo, 23 de abril de 2017

A Long Way Home (2017)

.
A Long Way Home de Ibër Deari é uma curta-metragem de ficção oriunda da Macedónia centrada no regresso a casa de Olti (Mirsad Abazi) depois de um conflito que o envolveu com um membro de um clã rival.
No regresso durante um frio Inverno, Olti depara-se com a esperança de reencontrar uma mãe que há muito não vê e com um irmão que não o quer na aldeia natal com medo das represálias que sente poder ser alvo.
Espelho de um conflito por resolver - que de certa forma ilustra uma alma perdida da região balcânica - Ibër Deari cria com A Long Way Home o tradicional conto de vingança, redenção e a esperança vã de um regresso às origens onde tudo estava longe da derrota que inconscientemente se assume quando, já ida a infância, se encontra um mundo dito "adulto" do qual ninguém sairá ileso.
A Long Way Home começa com um não tão enigmático percurso de uma estrada coberta de neve que permite ao espectador assumir que está a presenciar o final de algo... de um percurso. Longe de descobrir que percurso é esse, o único elemento que é também pressuposto - pelo espectador - é o de que ali permanecem os restos mortais de alguém que "perdeu" nesta batalha que anteriormente se travou. No fundo, uma noção que o próprio título desta curta-metragem pode conferir (com a posterior tardia percepção do espectador) de que este longo caminho de um difícil e provavelmente impossível regresso é não só psicológico como também físico. As distâncias, ainda que de geograficamente próximas são, no entanto, impossíveis de percorrer com um passado ainda por resolver que o(s) priva(m) de avançar nessa vida agora tida como "nova".
Se a realização de Deari denota algumas fragilidades técnicas ao inserir-se no próprio espaço das personagens transformando-se num observador participante das mesmas é, no entanto, a sua muito interessante direcção de fotografia que contribuiu para a percepção de um estado físico do espaço e de espírito das mesmas e, como tal, aproximando-as de um esgotamento psicológico característico das suas vivências traumáticas que se assume como um dos pontos mais interessantes de A Long Way Home. Entre um misto de interpretações que ainda que consistentes denotam uma extrema necessidade de maior aprofundamento, A Long Way Home assume-se como um filme de vingança tradicional onde o personagem atípico e anti-herói procura uma redenção... um "voltar a casa" ao colo de uma mãe que não vê há muito como que se este fosse a sua única e última salvação face a um mundo que já não (lhe) existe. É esta falta - nem sempre a pouca duração de uma curta-metragem se assume como um seu ponto positivo - que leva o espectador a perder-se na sua narrativa... a procurar (ou desejar) mais de personagens que claramente têm toda uma história para lá daquela apresentada e, como tal, a permanecer num misto de (in)tolerância para com uma história que parece ter deixado muito por revelar.
De uma dinâmica interessante e muito característica nas histórias que nos chegam dos Balcãs - não tão secretamente qualquer um de nós mais familiarizado com este cinema identifica a sua origem - A Long Way Home deixa espaço para com algum maior investimento e aperfeiçoamento do profissionalismo da equipa técnica se tornar numa longa-metragem característica do cinema de uma área - e de um país - não tão explorado nos últimos anos.
.
.
6 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário