sexta-feira, 16 de março de 2018

Forgive Me (2018)

.
Forgive Me de Besim Ugzmajli (Kosovo) é uma das curtas-metragens presentes na secção competitiva internacional da mais recente edição do Leiria Film Fest que amanhã termina na cidade beirã.
Bujar partiu do seu Kosovo natal para combater na Síria. Mais tarde, Bujar pede ao seu irmão mais velho Agron (Agrom Shala) para que este lhe envie a mulher Mimoza (Semira Latifi) ao que este lhe pede para que regresse ao seu país e restabeleça a sua vida. Mas Bujar, já seduzido para com os movimentos terroristas para com os quais agora opera faz um último aviso... Ou Mimoza viaja ao seu encontro para a Síria ou ele encontrará outra mulher.
Pertinente e actual principalmente pela forma como demonstra a forma destruidora do radicalismo no seio de uma família, Forgive Me revela o pior de dois mundos. O primeiro que se prende com a própria radicalização de um jovem que tudo teria para viver uma vida livre e normalizada mas que pela força de uma qualquer crise social, financeira, política e até mesmo de valores se deixou levar pelo facilitismo que um qualquer extremismo lhe proporcionou... Quando tudo à sua porta parecia - talvez!!! - correr mal, porque não tentar outra parte do mundo onde as oportunidades - ainda que dúbias - parecem florescer e lhe garantir tudo quanto deseja?! O segundo desses mundos é aquele que o mesmo "Bujar" deixa para trás e onde reinam as incertezas de uma família que se quer resguardar... primeiro da comunidade desconhecedora do seu paradeiro, depois dentro da própria família que julga que ele procura outras e melhores paragens que poderiam conferir-lhe maior conforto financeiro e que, na realidade, apenas se confortam com a vã ideia de que ele, perdido num qualquer país da Europa ocidental, luta pela sobrevivência financeira da família.
Nos meandros das mentiras, da radicalização, do extremismo e da própria miséria social, Forgive Me não esquece todas as pressões sentimentais, afectivas e psicológicas que o então radicalizado "Bujar" exerce, à distância, sobre a sua família como que uma necessidade de não só os inserir no seu agora modus vivendi como ainda torturá-los com o pressuposto de que ou estão com ele... ou contra ele. Numa comunidade onde - compreende o espectador - o perigo continua a espreitar por detrás de todas as portas, poderá "Agron" sobreviver e fazer garantir a segurança daqueles que ainda tem sob a sua tutela - mãe e cunhada -, sabendo que tudo pode mudar a qualquer momento?
Com um passo muito próprio e uma evolução que faz o espectador adivinhar o pior nos destinos dos seus protagonistas, Forgive Me é para lá de um conto sobre essa anunciada radicalização, uma história sobre a perda. A perda de uma família face aos extremismos, de um casal face a um conto do vigário que levou um dos seus a optar por uma vida disfuncional e que o levará, em última análise, a uma ruptura com tudo e todos... e mesmo com a sua própria vida, e finalmente um conto sobre a perda daqueles que ficaram para trás... Uma mãe que vive numa ilusão de que o seu filho mais novo partiu em busca de uma vida melhor podendo com ela conferir-lhe uma vida melhor - que nunca alcançará - e finalmente o irmão de "Bujar" que, para todos os efeitos, vive com a culpa de não o ter protegido das malhas do terrorismo internacional que espreita na sombra à procura dos mais vulneráveis.
Dramaticamente intenso apesar da seu avanço lento e pausado, Forgive Me denota toda uma pesada atmosfera graças a um argumento pertinente e infelizmente sempre actual que é, no entanto, adensada por uma direcção de fotografia capaz de nos fazer espreitar o tal "lado negro" da sociedade e uma brilhante interpretação de Agron Shala que domina todos os momentos desta história mesmo que, à partida, pudesse ser ele um secundário de peso numa história que ele não só atravessa como vive fazendo dela a sua na medida em que é pelas suas mãos que tudo se vai delineando mesmo não conseguindo impedir aquilo que se anuncia como inevitável.
.
8 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário