sexta-feira, 27 de abril de 2018

Histórias de Fantasmas (2018)

.
Histórias de Fantasmas de Carlos Pereira é uma curta-metragem luso-alemã experimental presente na Competição Nacional da décima-quinta edição do IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente a decorrer até ao próximo dia 6 de Maio em Lisboa.
Tudo começa com uma tempestade. Relâmpagos ao longe que iluminam a noite de uma cidade. Alguém na noite que observa imagens do passado e um vulto que sobe umas escadas de um prédio aparentemente abandonado.
O realizador, também autor deste argumento, leva o espectador ao interior de um antigo quartel da Stasi agora vetado ao abandono. As imagens que inicialmente percorrem o imaginário do espectador rapidamente o fazem pensar nas centenas ou milhares de pessoas que fizeram o mesmo percurso e que subiram as mesmas escadarias. O que escondem, no silêncio, aquelas paredes? O que retêm as sombras onde o sol mal toca? Quais os fantasmas - e suas histórias - que ainda fazem ecoar a sua presença naqueles corredores despidos de qualquer presença humana?
Inicialmente incomodativo pela forma como faz dos silêncios e da percepção - do espectador - sobre a sua presente mensagem, Histórias de Fantasmas capta essencialmente a memória de um passado trágico, pouco explorado mas ainda presente na marca arquitectónica, histórica e sobretudo humana de uma cidade em constante transformação. Numa vontade de se inserir num novo mundo - e numa nova Europa -, a questão que permanece por responder reside na vontade de compreender qual o lugar desse mesmo legado histórico, da sua importância e do seu potencial lugar no imaginário e na História comum daquele período e dos que dele fizeram parte. Quase contemplativo e que força à cooperação da mente do espectador enquanto observador participante - pela memória que evoca -, Histórias de Fantasmas é um dos daqueles filmes que recupera o ideal da Memória Histórica no cinema bem como da sua importância para a evolução de uma comunidade (ou sociedade) através da vivência de um passado e de um contributo histórico comuns.
.
6 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário